domingo, 18 de janeiro de 2015

Éfeso_Série de estudos sobre as sete igrejas da Ásia


2.1_Uma igreja que teve o privilégio de ter tido dois grandes ícones da fé, o apóstolo Paulo a fundou (Atos 19) e João a pastoreou.
1_Isso mostra que não se pode apoiar somente na história, mas é necessário seguir evoluindo e crescendo na fé.
2_Mostra também a facilidade que alguns tem não seguir o exemplo de seus líderes.

2.1_"ANDA NOS MEIO DOS SETE CASTIÇAIS" Muito interessante isso, as vezes pensamos que a nossa igreja tem mais Deus do que outra denominação. As vezes ate mesmo achamos que Deus está assentado na nossa igreja porque fazemos isso ou aquilo que não é feito em outra denominação. Podem existir centenas de milhares de denominações mas a igreja é uma só.
Também fala de que Deus está sempre passando a sua tropa em revista, Ele sabe o que está acontecendo não somente com o anjo da igreja mas também com a igreja em si.

2.1_"SETE ESTRELAS"_Os pastores são sabiamente chamados de "estrelas", no sentido de que Ele controla suas órbitas, lhes dá a luz e lhes sustenta. Hoje talvez esse termo tem outro sentido, os padtores querem ser estrelas mas estrelas no sentido parecido com o do cinema, esportes, etc. É triste e bem atual esse sentido.

2.2_"EU SEI...O SEU TRABALHO" Um pastor que eu tive me dizia "Até uma lâmpada que trocamos devemos saber que Deus sabe que é para Ele.", as vezes não imaginamos o quanto é agradável e bom ouvir do seu Senhor que Ele tem visto o nosso trabalho. Saber que assim como o Senhor da seara pagou a todos os trabalhadores igualmente, para nós também haverá recompensa e o apóstolo nos diz em 1 Coríntios 15.58 "O SEU TRABALHO NO SENHOR NÃO E VÃO"
Também é bom notar que em João 4.38 Jesus alerta aos discípulos que eles estão fazendo parte de um todo, já que a semente do evangelho foi iniciada pelo ministério dos profetas.

2.2_"EU SEI...A SUA PACIÊNCIA" É necessário no Reino de Deus ter paciência com:
1_A FRUTIFICAÇAO
2_OS IRMÃOS Romanos 15.1
3_OS SOFRIMENTOS Colossenses 1.24
2.2_"PUSESTE A PROVA OS QUE DIZEM SER APÓSTOLOS" Como é necessário para a igreja por a prova os profetas, pregadores e apóstolos a luz da palavra. É preciso ser como os crentes de Beréia que puseram a prova o próprio apóstolo Paulo e por isso foram chamados de mais nobres em relação aos crentes de Tessalônica (Atos 17.10,11).

2.3_"NÃO TE CANSASTE" Como temos em nossas fileiras pessoas que cansaram de fazer a obra e a vontade de Deus, um dos pontos louváveis dessa igreja e que não se cansaram de trabalhar para o Senhor.

2.4_"DEIXASTE O TEU PRIMEIRO AMOR" Eles não pararam de fazer o trabalho, mas agora não faziam com o mesmo fervor e dedicação. A automatização é algo recorrente em nossas vidas em todas as áreas de nossa vida, um cozinheiro deixa de criar novos pratos e faz somente aquilo que já sabe sem a necessária paixão. Um médico pode viver o resto da vida receitando remédios repetitivos ou estudar a fundo cada caso. Um arquiteto também pode fazer todas as casas da mesma maneira ou buscar se empenhar por amor a profissão em aprender e fazer coisas novas.
A vida cristã é comparada a um casamento onde Cristo é o noivo e nós a noiva, um casamento porém que cai na rotina está fadado a:
1_FALTA DE INTERRESSE
2_ATRAÇÃO POR TERCEIROS
3_TRAIÇÃO
4_SEPARAÇÃO

2.5_ Três conselhos nesse versículo
1_LEMBRA-TE
2_ARREPENDE-TE
3_PRATICA

2.5_"A TI VIREI" Assim como Deus veio ver a obra da Torre de Babel e veio ver o sofrimento do povo no Egito, Cristo promete vir pessoalmente para tirar o castiçal. Sempre chega o dia do.acerto de contas com Deus por causa da maneira como temos vivido.

2.5_"TIRAREI DO SEU LUGAR O TEU CASTIÇAL" Observe que Cristo não fala que a reunião de irmãos vai acabar, mas diz que retirará o castiçal. Perder a presença de Deus seria algo triste e terrível mas também possível, vide a história de Sanção que perdeu os cabelos porém achava que o Espírito de Deus estava sobre ele.

2.7_"DAR-LHE-EI LHEA COMER DA ÁRVORE DA VIDA" Nos alimentaremos do próprio Cristo, a árvore da vida. Seremos tornados eternos por meio da vida que Cristo nos dará.



Um comentário:

  1. Uma das características mais marcantes da igreja de Éfeso, é a paciência e se compararmos a um relacionamento a dois, uma pessoa paciente aprende a suportar muitas coisas pra evitar conflitos.

    Mas, por causa dessa virtude acaba deixando que as pequenas coisas a machuque aos poucos e acredito que esse seja o motivo pelo qual João disse: “não podes sofrer os maus”.
    Ter paciência não significa ter a capacidade de suportar tudo mas mesmo após sofrer, Éfeso se manteve paciente e continuou trabalhando sem se cansar. Mas após o desgaste, o trabalho já não era executado da mesma forma por que faltava uma coisa: o amor. Não qualquer amor, mas o primeiro, aquele que te faria andar por horas no deserto só pra alcançar um sedento. Aquele amor que te faz querer fazer sempre o melhor para o Amado. Um amor que não se contenta em ir aos cultos de domingo só por causa do que vão pensar se você não for.

    O conselho dado pra quem deixou esse amor se perder no meio do caminho, foi:” Lembra-te,pois, de onde caíste...”, que significa fazer um auto-exame e reconhecer o que precisa ser mudado, se arrepender e enfim voltar ao lugar de onde jamais deveríamos sair.

    ResponderExcluir