quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Igreja de Esmirna



SUBSÍDIO- A cidade de Esmirna ficava a 22 km de Éfeso ao Norte, no meio da cidade havia o monte Pago e lá havia um templo a deusa pagã Nêmese. Possuía o único mercado público de três andares do mundo antigo. Também lá eram realizados jogos olímpicos.
Em 303 Esmirna se tornou palco de brutal perseguição a igreja, com muitas mortes em arenas por leões e muitos foram queimados em fogueiras
O pastor dessa igreja era Policarpo que foi martirizado pelo imperador sem negar a Cristo proferindo a célebre frase "POR OITENTA ANOS O SERVI E ELE NUNCA ME FEZ MAL. COMO POSSO BLASFEMAR MEU REI, O QUAL ME SALVOU?

2.9_"O PRIMEIRO E O ÚLTIMO"_ Deus não tem princípio, Ele é antes de tudo e nada veio antes Dele. Quando o princípio de tudo iniciou-se Ele já estava lá. Deus é o último, o seu reinado, a sua glória, seu domínio nunca terão fim. Reinados de grandes reis passam, sistemas de governo são mudados, impérios grandiosos e poderosos literalmente somem do mapa e viram história, mas Deus permanece. Isaías O viu "assentado" denotando estado permanente, e não assentando-se num futuro ou que Ele já esteve assentado.

2.9_"QUE FOI MORTO E REVIVEU"_ Temos na bíblia um série de ressurreições, muitas delas operadas pelo próprio Cristo, três delas descritas no novo testamento e pelo menos duas no velho testamento. O que diferencia essas ressurreições da de Cristo é o fato de que em todas as demais a necessidade de um meio ou terceiro, Cristo ressuscitou-se a si mesmo porque Ele é o próprio Deus.

2.9_ "CONHEÇO A SUA TRIBULAÇÃO" É muito interessante notar que Cristo viu a tribulação da igreja de Esmirna, fala sobre a tribulação e diz ainda mais que "conhece", ou seja, tem conhecimentos dos detalhes, causas e algozes da tribulação. Porém em momento algum fala livrar a igreja de tal tribulação, pelo contrário manda que eles não temam e que continuem sendo fiéis. Que belíssimo exemplo para a igreja moderna que teme até um deputado ou um vereador. Nos pensamos que um dia aqui na terra a igreja vai ser aceita e nossos conceitos ser am leva dos em conta, no sermão da montanha no cap 5 e vss 11 e 12 Cristo disse que bem-aventurados seremos quando formos acusados com mentiras, perseguidos, injuriados. Somente para essa bem-aventurança Cristo dedica dois versículos.

2.9_"CONHEÇO A SUA...POBREZA" Os crentes de Esmirna sofriam uma dura retaliação do império, seus bens, comércios fazendas e tudo que tinham eram confiscados. Aquela igreja, sem exceção, era formada por crentes pobres. Quem quer ser pobre hoje? Quem quer perder tudo? Quem quer padecer necessidade?
Temos hoje uma igreja rica, bem equipada com muitos aparelhos, porém temos uma igreja sem a unção de Deus. Não temos homens dos quais alguém  possa dizer "Esses tem transtornado o mundo" como falaram a respeito de Paulo e Silas em Tessalônica.

2.9_"MAS, TU ÉS RICA" Nada tendo, tu és rica. Sem estrutura, tu és rica. No meio de tribulações, tu és rica. Sem um bom templo, tu és rica. Sem contar com bons equipamentos, tu és rica.

2.9_"SE DECLARAM JUDEUS" A imposição de normas e tradições da lei como condição para chegar a Deus foi um erro que caminhou durante muito tempo com a igreja primitiva, aqui o próprio Cristo alerta a igreja quanto a falibilidade da lei.
*Há hoje uma clara ressurreição dos ritos e doutrinas do judaísmo em ascenção na igreja. Pregadores, cultos e até mesmo seminários que não tem um interesse genuíno na história ou didática da cultura hebraica, mas querem fazer surgir enigmas, fábulas, contos, códigos secretos, revelações de coisas que seriam as chaves para coisas grandes.

2.10_"NÃO TEMAS AS COISAS QUE TENS DE SOFRER" Assim como para o exército de Gideão os covardes não serviam para a peleja, hoje também é preciso ter valentia no Espírito Santo para enfrentar as oposições e batalhas que se nos impõem a carreira da fé. Não pouco Paulo chama a sua caminhada ministerial de combate 1 TS 2.1,2*2TM 4.7*2CO 7.5


Nenhum comentário:

Postar um comentário