quinta-feira, 27 de março de 2014

Vai tudo bem coisa nenhuma

-E aí benção, vai tudo bem? Quem nunca ouviu isso e prontamente respondeu que sim, mesmo triste e abatido, para manter um ar de fé ou espiritualidade alta dizemos que está tudo bem.
Primeiro quero deixar claro que:
1. Sei que existem experiências pessoais
2. Sei que uma palavra dita com fé e de conformidade com a palavra de Deus tem poder
3. Sei também que podemos ser impulsionados pelo Espírito Santo a falar por fé.
Mas trago esse texto para tentar expressar a minha opinião sobre um mantra que é repetido pela maioria dos cristãos: "Vai tudo bem".
Sabemos que hoje é difícil encontrar pessoas que realmente sejam de confiança para contar nossas lamúrias e dificuldades, temos uma déficit  de conselheiros e  ensinadores na igreja. Talves por isso vemos cada dia mais pessoas que somente dizem "Vai tudo bem". Porém, entretanto, toda via, essas três palavras parecem ter tomado uma proporção de doutrina da fé, são escudo que maquiam um coração machucado, servem na verdade pra dizer que está tudo mal mesmo. Fui ensinado e doutrinado assim, tendo sempre que dizer "Vai tudo bem". Mas será que temos mesmo que dizer sempre isso? Na minha humilde opinião não. Sabeis por que.
Todos sabem o perigo que é isolar um texto em detrimento das suas referências, isso é a causa de erros doutrinários e heresias diversas que há por aí. Nessa situação do "Vai tudo bem" vemos mais um desses exemplos, alguns pregadores e pastores pegam a passagem em que a sunamita perde seu filho e diz que vai tudo bem e em cima disso ensinam que o cristão, hipocritamente, deve andar sempre por aí dizendo que está tudo as pampas.
Esquecemos de olhar os outros textos. Queridos, não poucas foram as vezes que Davi, homem segundo o coração de Deus, se lamentava pelo seu estado de angústia e sofrimento. Na morte de seu filho Absalão, chorou aos gritos, quando perseguido se refugiou com homens no mesmo estado que o seu na caverna de Adulão, escreveu diversos salmos de lamento, em um gemido da alma no Salmo 42 disse que precisava que o Senhor tirasse sua alma da angústia que consumia . Vemos o exemplo de Jó, que expôs toda a sua dor, nunca vi tanta sinceridade em falar sobre si e seus problemas,  e obteve resposta de Deus. Vemos também o apóstolo Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo e lamentando ter sido abandonado por todos. E se acha pouco dou o maior de todos os exemplos, o próprio Jesus, Deus encarnado, disse aos seus discípulos no Getsêmani que estava com a sua alma angustiada até a morte.
Então queridos, basta de hipocrisias e frases-amuleto. Há situações em que temos que dizer "Vai tudo bem" , mas também há a hora de dizermos "Vai tudo bem coisa nenhuma". Isso não é pecado, falta de fé, ou coisa parecida, isso é sinceridade, simplicidade e acima de tudo o ser humano e limitado. Eu admito, nem sempre vai tudo bem, então não se admire se eu lhe disser "Vai tudo bem coisa nenhuma".
By Pb. Cláudio Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário