domingo, 31 de janeiro de 2016

A verdade sobre a verdade

Quando eu era criança tinha uma coisa que me intrigava muito, que era o porquê do pessoal nos filmes ficarem o dia todo de sapato e já acordarem de sapato. Quando adolescente a minha dúvida era se seria jogador de futebol, arquiteto, médico, etc. Ter dúvidas é uma crescente na vida de qualquer um, mudam as razões, as áreas, os pontos de visão, mas elas sempre aparecem.
Quando me converti passei por aquela fase de vislumbre com as coisas de Deus e caminhava olhando para frente impoluto sem me importar com nada que não fosse, ao meu ver, agradável a Deus. Até que um dia me peguei pensando se o evangelho é realmente a verdade, e como bom cristão eu tratei de "repreender" esse pensamento que se opunha a fé que havia aceitado. Esse foi o meu caminho até pouco tempo atrás, crer e somente crer, aceitar que o evangelho é o caminho correto porque na igreja todos dizem que é e quem sou eu para questionar essa "certeza". Mas, como saber que o evangelho é realmente o caminho? Como saber que não é apenas uma fuga?
Bom, hoje tenho certeza que o evangelho é a verdade. Em primeiro lugar analisando o que todos podem analisar e perceber que é a ordem do universo, a cosmologia compreende que toda  coisa conhecida no universo tem uma causa e um início em alguma que eles não conseguem identificar com precisão o que é; é consenso entre os estudiosos que houve um ponto de partida para a criação do universo e que ele tem uma idade, uma "data de fabricação". Outro ponto que também consensual é que tudo no universo tem um propósito harmonioso que converge para a manutenção da "normalidade" universal; o acaso não cria harmonia e isso é fato, o que teria estabelecido o proposito de cada coisa criada é a pergunta que os cientistas, filósofos, astrônomos e estudiosos não conseguem responder.
Podemos também observar no comportamento geral da humanidade uma certeza de que o evangelho é a verdade. Desde que temos conhecimento da história, o homem busca em diversos fatores a solução para suas interrogações. Para termos uma ideia do que falo vamos olhar o neoliberalismo que é o que temos de mais atual como movimento intelectual, por muitas vezes o neoliberal se assemelha com uma criança birrenta que não gosta de ouvir conselhos, se assemelha com um adolescente que se revolta porque isso te faz melhor que seus pais e melhor que os caretas da direita conservadora. Para o neoliberalismo não existe a verdade absoluta para um todo, o que existe são verdades mutáveis e pessoais. Minha pergunta é se isso é novo. Claro que não, as raízes disso estão no iluminismo no século XVIII que põe o homem como centro de tudo, e que surgiu como uma resposta a chamada "Era das trevas". O neoliberalismo gera a mesma sensação de liberdade que foi oferecida a Adão no Éden pelo diabo, ali o primeiro homem passou a se ver como autor do mal e do bem numa quebra de relação com o Eterno, aqui o homem tenta se desvencilhar de princípios nele postos por Deus atribuindo a terceiros as mazelas e desigualdades.
Por fim, vemos a busca pelo eterno, pelo que seria mais alto que existe em todas as sociedades modernas e antigas. Desde índios no interior mais profundo das florestas a povos nórdicos europeus existe uma busca por algo acima do material, essa busca exprime a certeza de Eclesiastes 3.11 "Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez."
O evangelho não é uma porta entre outras, em diversos aspectos ele se mostra firme e detentor de verdades que mudam vidas e conceitos de pessoas em diversas partes do mundo, o evangelho que faz o russo receber a Cristo é o mesmo pregado nas comunidades quilombolas e de aborígenes australianos. Seus efeito transformador nos mostra o quão verdadeiro ele é.

By Pb. Cláudio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário