domingo, 22 de novembro de 2015

Música, futebol e outras tretas



Desde jovem me encantei por uma música de Bob Marley chamada Redemption Song (Canções de Redenção), o arranjo é muito criativo, a melodia envolvente e a letra é um tratado pela libertação. Mas, eis que me converti e a partir daí tudo que não tinha o CAG (Carimbo de Autenticidade Gospel) era visto por mim como obra do capiroto, manifestação do chifrudo, coisa do sujo então essa música agora era obra do cão e eu deixei de ouvir.
Bem, trouxe esse exemplo meu para tratar de uma parada que gera muita treta na igreja que é admiração sincera e contemplação da glória de Deus nas artes, na tecnologia, num cálculo matemático resolvido depois de anos, num quadro cubista de Picasso, num tapete persa com temas orientais e na minha glorificação a Deus pela música de Bob Marley.
No campo da teologia isso é chamado de graça comum, que é nada mais do que a capacitação ou faculdade criativa comum do homem que é dada por Deus. E aqui quero abrir um parêntese bem rápido para dizer que você pode admirar a obra do homem sem necessariamente admirar o homem.
Assim como nos beneficiamos de modernidades como os celulares, internet, carros mais seguros, aparelhos médicos mais precisos, que são provenientes da graça de comum de Deus e não foram inventados por cristãos (claro que também podem ter sido), podemos também nos beneficiar das artes, do futebol na TV ou no estádio, de uma peça de teatro, de um bom filme ou série, etc. Essas outras coisas, assim como aquelas, são fruto da natureza criativa que o homem herdou de Deus.
Não vou ser inocente de dizer que podemos qualquer música, ou assistir qualquer filme, Paulo escreve que nem tudo nos convém. Se você não tem fé para ouvir Djavan eu te digo que não o faça, mas meus irmãos, seus fofos, seus salvos, não condenem quem o faz. Amém?

Um comentário:

  1. Muitas visões superficiais sobre o que realmente desagrada a Deus .

    Não estamos mais nos tempos da Lei, não é mesmo !

    ResponderExcluir