quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Carta aberta de um cristão




Meu nome é Cláudio, tenho 31 anos e sou cristão. Tenho as minhas convicções de fé baseadas na bíblia que creio ser a palavra de Deus revelada aos homens. Também sou flamenguista, musicalmente eclético, estudioso e admirador de vinhos e outras cositas más.
Quero escrever esse texto a meus amigos e todos os que não são cristãos. Sei que vivemos tempos de descrença nas instituições e nas pessoas, sei também que para muitos nós cristãos somos partidaristas ortodoxos, mas me permita falar o que não é o evangelho que pregamos e cremos.
O evangelho não é uma máquina de tirar dinheiro das pessoas. Aliás quando pessoas sustentam partidos políticos, times de futebol e escolas de samba não vejo tamanha veemência nas acusações a essas instituições. O evangelho proposto por Cristo e pela igreja fiel é regido pelo princípio do amor ao próximo, por isso contribuímos com dízimos e ofertas para ajudar aos que não tem, também ajudar na manutenção do templo, sustentar missionários, ajudar instituições como casas de apoio a viciados e alcoólatras. Cremos que esse princípio de utilizar parte da nossa renda com alguém que não seja nós mesmos glorifica a Deus e por isso fazemos, temos casos, e não são poucos, de pessoas mal intencionadas que utilizam a simplicidade de alguns para benefício próprio, mas esses não são cristãos e atuam em todas as áreas: política, música, futebol, educação, etc.  Enfim meu amigo, não somos otários que sustentamos pastores que andam de carro importado e também não somos os pastores ricos que andam de carro importado sustentado por otários (usei a palavra "otário" porque ouvi ela dirigida a mim e achei interessante a colocação sem conhecimento de causa).
O evangelho não um trampolim para celebridades gospel. Sei que muitos cantores, ex-paquitos, ex-dançarinos, ex-bbb's e etc, tem usado o nome de Cristo para se reerguer financeiramente e midiaticamente, mas a maioria de nós temos um consenso de que esses aí só querem voltar a fama e condenamos as práticas de tais pessoas. Esses sanguessugas vêem na igreja uma oportunidade de comércio e são impulsionados pela falta de conhecimento que é comum entre muitas pessoas ditas cristãs. Na verdade essas pessoas tem uma insaciável sede por ídolos, tem intenso desejo por pessoas que se tornem o que eles queriam ser e dizem o que elas querem ouvir, pensam que estar na mídia é sinal de prosperidade do evangelho.
O evangelho não é um palanque de propagação ao ódio, seja ele político, étnico, de credo ou prática. Eu tenho amigas lésbicas, amigos gays, amigos góticos, amigos judeus, amigos umbandistas, e até vascaínos, enfim amigos de todo tipo. Por favor não nos julguem pela média ou pelos discursos de alguns, não odiamos ninguém. Você nunca verá um cristão fiel queimando um mulçumano numa fogueira porque este não tem a mesma fé que aquele. Meus amigos gays vocês são bem vindos, não temos uma bandeira erguida de ódio contra vocês, discordamos em pontos e só, podemos viver e conviver sem crise.
Também quero dizer que esses cantores midiáticos, a maioria desses telepastores, a maioria dos políticos, essa galera toda não são representantes do evangelho que cremos e nós também não gostamos do que eles fazem. Então meus amigos, não peço que nos amém de paixão, mas pelo menos respeitem a nossa fé e se tiverem dúvidas sobre nós, por favor, não perguntem a outros, podem vir até nós e seremos gratos em poder responder.

By  Cláudio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário